5 dicas para combinar cores de roupas e acessórios

Após a difícil tarefa de escolher que tipo de roupa usar para cada ocasião, as mulheres ainda precisam passar por outros desafios: escolher as peças para compor o look, combinar cores e harmonizar as vestimentas com os acessórios.
Na maioria das vezes, elas se fazem o seguinte questionamento: como combinar joias e roupas de cores variadas, sem ficar parecendo alguém que se fantasiou para participar de um desfile de carnaval?

Para que você não precise passar por essa crise todas as vezes em que for escolher um modelito, fizemos uma lista com 5 dicas básicas para combinar cores de roupas e acessórios. Confira:

Utilize a teoria das cores a seu favor

Sim, é mais ou menos o que aprendemos na pré-escola quando íamos pintar e colorir o dever de casa. O vermelho, o azul e o amarelo são cores primárias, e todas as demais cores podem ser produzidas a partir da mistura dessas três. As cores secundárias, então, são aquelas que resultam da mistura de duas cores primárias, como no caso do verde, produzido a partir da combinação entre azul e amarelo.

As cores complementares, por outro lado, são aquelas que contrastam entre si. Um exemplo de cores complementares são o amarelo e o violeta (uma cor primária + o resultado da mistura entre as outras duas cores primárias, vermelho e azul). Ou seja, nos pares de cores complementares uma sempre é primária e a outra sempre é secundária, formada pela mistura das cores que “sobraram”.

Dessa forma, uma boa opção para obter um look vivo e ousado, mas sem exageros, é combinar cores complementares. Além do amarelo e do violeta, você também pode investir no verde com vermelho e no azul com laranja. Se quiser um look menos ousado, prefira a combinação de cores análogas, que consiste em uma cor primária e uma cor secundária formada a partir dessa mesma cor primária (como é o caso do azul e do verde, por exemplo).

Em caso de dúvidas, utilize um círculo cromático para conferir quais cores harmonizam bem entre si.

Invista em variações de um mesmo tom

Outra boa dica para não errar na escolha é utilizar cores que se pareçam entre si, ou seja, que sejam variações de um mesmo tom. Isto é, se o seu look tem detalhes em azul claro, que tal usar acessórios em tons de azul marinho ou azul turquesa?

Além de investir em variações de um mesmo tom, você também pode se valer das cores análogas, como vimos no tópico anterior. Assim, se você estiver usando uma blusa amarela, utilizar colares ou pulseiras laranjas pode ser uma decisão bastante assertiva!

Tons de cores que conversam entre si deixam os looks modernos, mas mantêm a ordem e a sofisticação que todas nós adoramos.

Leve o seu tom de pele em consideração

Respeite o tom da sua pele na hora de escolher combinações de cores e acessórios. Veja o que sobressai em você para valorizar o seu visual. Pessoas com pele e cabelos claros podem optar por semijoias em tons de ouro amarelo. Se quiser utilizar acessórios e joias artesanais, aposte em pedras com tons vibrantes como azul escuro, vermelho, roxo escuro e verde. Se a sua pele é mais morena ou bronzeada, aposte em semijoias claras. Para dar um destaque, prefira roupas em tons de amarelo mostarda, azul royal, vermelho e laranja. Agora, se sua pele é negra, opte por semijoias claras que possam ressaltar o tom da sua pele. Opte pelas peças banhadas em ouro branco ou prata. Combine com peças alegres de azul floral, vermelho, laranja e lilás.

Utilize acessórios chamativos para “dar um up”

Às vezes, com a pressa do dia a dia, acabamos optando por opções mais práticas, como looks monocromáticos, ou com muito preto, branco e marrom. Isso é ótimo, mas é ainda melhor se você usar semijoias coloridas, que mostram que você está por dentro das tendências atuais da moda. Outra boa dica é usar acessórios que tenham cores presente na estampa da roupa, ou que façam uma ligação com as cores de outros detalhes como batom, sapatos, bolsas e lenços.

Sinta-se bem com você

Nada melhor do que sair na rua e sentir que os olhares de aprovação são para você e para o seu look, não é mesmo? Gostamos de elogios e de mostrar que sabemos escolher modelos e cores certas para todas as ocasiões. Mas se você não se sente bem combinando cores muito fortes ou criando contrastes muito intensos, que tal começar mais devagar? Aposte em apenas um acessório de cor e depois, aos poucos, vá acrescentando novos tons e misturas. O mais importante é se sentir confortável com a combinação que você escolheu!

Se você gostou das dicas sobre como combinar cores, que tal seguir as nossas redes sociais? Siga a nossa página do Facebook e fique por dentro de todas as novidades, lançamentos e dicas de como combinar cores, acessórios, tendências e modelos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *