Comprar semijoias on-line é seguro?

Será que é semijoia ou bijuteria? Você já deve ter se perguntado sobre isso durante alguma compra, mas ficou sem jeito de perguntar aos vendedores. Na internet, então, essa dúvida pode te fazer desistir de uma compra on-line de uma semijoia e perder uma oportunidade única.

Em meio às dúvidas sobre o que é ou deixa de ser no mundo das semijoias, as consumidoras encontram outro problema: a loja é confiável? Com tantas perguntas e dúvidas pairando no ar, nós decidimos te ajudar a saber se comprar semijoias on-line é seguro.

Vejas nossas dicas e confira o veredito para esses questionamentos no artigo de hoje.

O que são as semijoias, afinal?

As semijoias são feitas de metais mais comuns, porém recebem como revestimento metais nobres como o ouro e a prata. Para que o acabamento seja perfeito, as semijoias recebem diversas camadas desses metais nobres. Semijoias podem conter pedras preciosas e outros materiais que possibilitam o acabamento mais refinado.

Vale ressaltar que, diferentemente das bijuterias, as semijoias têm um certificado que garantem a qualidade dos materiais empregados em sua composição.

Fique de olho no material

Conforme citamos, a semijoia tem em seu acabamento materiais mais nobres e, em alguns casos, até mesmo pedras preciosas. Algumas bijuterias são vendidas como semijoias, porém você consegue identificar seguindo estes passos:

  • Preço: não ache que a sua loja favorita de semijoia quer lucrar em cima de você. Desconfie quando a peça for barata demais;
  • Materiais: pergunte à vendedora ou ao vendedor quais são os materiais empregados na semijoia que você deseja;
  • Rebarbas: caso a peça tenha pedras cravadas, faça uma análise mais minuciosa e veja se nenhuma pedrinha está solta ou possui rebarba de cola ou outros materiais que entreguem sua real procedência.

Saiba diferenciar peças folheadas e banhadas

As semijoias que são folheadas a ouro são mergulhadas em uma solução composta por sais de ouro. Por meio de uma corrente elétrica, uma barra de ouro é derretida para que esse ouro seja transportado até a peça e fique depositado sobre ela. Quanto maior for o tempo de douração, mais duradoura a peça será.

Já as peças banhadas a ouro são feitas de cobre e recebem apenas um banho de ouro, razão pela qual desbotam mais rapidamente e perdem a cor. A qualidade das peças banhadas é inferior ao das folheadas.

Como saber se a loja virtual é confiável para comprar semijoias on-line sem problemas?

O Procon te dá uma força

No site do Procon do estado de São Paulo, existe uma lista negra de lojas on-line que não são confiáveis, ou seja, que aplicam golpes em consumidores desavisados. Clique aqui e veja a lista.

Busque a opinião dos compradores

Para isso, o site Reclame Aqui é o mais indicado. Lá os usuários contam tudo e mais um pouco sobre a experiência de comprar nas lojas.

As redes sociais estão aí

Antes de comprar, dê uma olhada nas redes sociais da loja onde pretende adquirir a semijoia e veja se identifica ou não consumidores insatisfeitos e por quais motivos.

Formas de pagamento

Priorize as lojas on-line cujas formas de pagamento principais sejam os cartões de crédito e o boleto bancário. Fuja daquelas que limitem sua compra somente à transferência bancária ou ao depósito em conta.

Certificado SSL

Verifique se a loja possui o certificado SSL no carrinho de compras e no checkout! Geralmente no rodapé das lojas que têm o certificado, consta um selo com o nome do mesmo.

Não esqueça de pedir o certificado também em compras on-line

Vale lembrar mais uma vez: as semijoias possuem certificado que garantem a procedência e a originalidade dos materiais que foram empregados nelas. Não tenha vergonha e exija o seu certificado, pois ele é uma garantia contra uma série de defeitos que a sua peça normalmente não terá.

Comprar semijoias on-line é seguro, desde que você conheça quem está vendendo e passe a usar essas dicas a seu favor. E aí, já sabe como comprar a sua semijoia on-line? Deixe o seu comentário!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *