Saiba tudo sobre banho de ouro em semijoias

No mundo das joias, comumente as pessoas têm dúvidas sobre a qualidade das peças banhadas quando comparadas às originais. Esse é um processo que envolve muita química, similar à realizada para outros ramos, como por exemplo, o setor automotivo. E através disso nasce as semijoias, que são tão lindas quanto qualquer outra e possuem algumas especificidades que você precisa saber. Então, que tal descobrir um pouco mais sobre como funciona o banho de ouro em semijoias e os cuidados que devem ser tomados com essas peças? Acompanhe com a gente o post de hoje e descubra mais!

A química do banho de ouro em semijoias

O banho de ouro em semijoias dificilmente é realizado pelos fabricantes ou importadores, já que trata-se de um processo químico que foge um pouco de sua área de atuação, fazendo com que esse serviço seja feito por empresas especialistas no assunto.

O processo em questão, conhecido como galvanoplastia, é um banho físico-químico que recobre a peça com camadas finas de um outro metal, podendo ser níquel, cromo, ródio ou, mais especificamente para o mercado de joias, prata ou ouro.

Frequentemente, as empresas galvânicas que atuam para o mercado de joias prestam serviços exclusivos para esse setor, pois necessitam de materiais mais nobres, como o ouro e equipamentos diferenciados.

Trazendo um novo brilho às semijoias

Existem dois tipos de processo que são utilizados no banho de ouro:

  • O flash de ouro, que é utilizado em bijuterias e reveste a peça com uma camada relativamente fina, inferior a 2 micras (uma micra equivale a uma parte de milhão de um metro);
  • e o processo de banho de ouro puro, que a camada do revestimento varia entre 3 e 15 micras, garantindo mais qualidade ao procedimento.

Considerando tais diferenças, fica claro que quanto mais espessa a camada, mais ouro estará sendo empregado à peça e mais valioso será o processo, além da resistência e qualidade da semijoia serem elevados na mesma proporção.

Cuidados com as peças banhadas

As peças banhadas podem ter alta durabilidade e aparentar estarem sempre novas de acordo com o cuidado que for conferido a elas e ao processo realizado, normalmente, considerando-se a camada depositada no banho de ouro.

Para a conservação das peças, alguns cuidados simples podem ser tomados

Um dos principais fatores que levam ao escurecimento (oxidação) das semijoias é o suor. Por conter substâncias iônicas em sua composição, o suor acelera o processo de corrosão da peça, levando as suas camadas superficiais serem tomadas por óxidos metálicos.

A utilização de substâncias químicas, como cosméticos, perfumes ou produtos de limpeza também são prejudiciais às joias por motivos semelhantes aos que ocorrem no suor.

Além dos cuidados químicos com as semijoias, os físicos também podem interferir na durabilidade da peça. Por isso, deve-se ter cuidado ao manusear determinados objetos quando utilizando as joias ou mesmo ao guardá-las, evitando o atrito com outras superfícies.

Como algumas ações que prejudicam a durabilidade das peças são inevitáveis, determinadas medidas podem minimizar consideravelmente esses impactos. A utilização de cremes ou outros produtos deve ser feita, pelo menos, 15 minutos antes de se colocar a joia. Em lugares como praia, é interessante a remoção das peças, assim como em atividades que possam ser agressivas, como o manuseio constante de objetos ou a utilização de produtos de limpeza.

Por fim, para garantir uma maior vida útil à sua semijoia, são importantes alguns cuidados com a limpeza da peça. O recomendado é que se utilize sabão de coco neutro com água corrente, e que a secagem seja feita com a flanela mais macia possível. Quaisquer outras formas de limpeza devem ser evitadas, já que podem gerar danos às peças.

Então, viu como os tipos de banho dado nas semijoias as tornam ainda mais especiais? E os cuidados com elas, você já conhecia algum deles? Como você cuida da sua? Deixe o seu comentário e participe da conversa!

2 thoughts on “Saiba tudo sobre banho de ouro em semijoias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *