Semijoia e bijuteria: é a mesma coisa?

Mulheres e homens adoram diferentes tipos de acessórios: brincos, colares, pulseiras, braceletes. São muitas as opções de bijuterias e semijoias na hora de complementar um look bacana, dando aquele toque a mais para o seu visual. Há tempos atrás, essas peças eram mais procuradas pelo público feminino, mas hoje em dia, os homens mais vaidosos também não abrem mão de uma peça bem trabalhada para compor seu estilo.

Quando a vaidade fala mais alto, boa parte das pessoas não se preocupa com a qualidade e a diferença entre os tipos de réplicas mais encontradas no mercado. Mas será que existe alguma diferença entre elas ou é tudo a mesma coisa? Semijoia e bijuteria: é a mesma coisa? Vamos entender um pouco das diferenças de fabricação para que você possa usar desses acessórios sabendo a qualidade do produto usado. Descubra a seguir!

Origem do uso

As verdadeiras joias são tipos de adornos que estão presentes na humanidade desde o inicio da história. Durante boa parte desse tempo, elas foram utilizadas como amuletos ou para mostrar o status social de quem a usava. Portanto, não é de hoje que as pessoas gostam de estar bonitas e bem apresentadas, usando peças bem trabalhadas e de qualidade.

Origem das réplicas

Com o tempo, as joias não perderam seu significado e ainda mantêm o poder de deixar as pessoas ainda mais bonitas e elegantes. Os metais nobres, pedras e desenhos aplicados às joias legítimas as fazem possuir um alto custo, provocando ainda mais o desejo daqueles que sonham em poder exibir um acessório tão rico.

Observando uma grande demanda do mercado, a indústria tratou de encontrar um meio de mesclar o desejo das pessoas com o poder aquisitivo da maioria. Foi então que começaram a surgir réplicas que utilizavam outros tipos de matéria-prima para deixar os custos de produção mais acessíveis, dotando ainda daquela mesma beleza, mas por um valor de venda mais razoável. Foi assim que surgiram as semijoias e as bijuterias.

O que são semijoias?

As semijoias são fabricadas com metais comuns, em alguns casos eles podem ser antialérgicos, cobertas por metais nobres, como a prata ou o ouro. Essas peças recebem várias camadas desses materiais, garantindo assim um melhor acabamento. Além disso, as semijoias podem ter pedras semipreciosas ou outros materiais que permitam acabamentos mais finos e com maior durabilidade. É importante saber que as semijoias possuem certificados de garantia que asseguram a qualidade da peça.

O que são Bijuterias?

Mais populares e mais baratas, elas não possuem certificados de garantia ou qualquer tipo de cobertura feita com os metais nobres. As bijuterias são peças mais simples, lembram joias, têm menos brilho natural e possuem forte tendência à oxidação. Além, disso podem usar materiais como penas, miçangas ou couro. Apesar de mais baratas, podem ser igualmente belas e bem acabadas.

Agora que você já conhece as diferenças entre semijoia e bijuteria, fique atento na hora da compra e procure uma loja especializada que garanta a qualidade das semijoias ou que ofereça bijuterias bem fabricadas.

Se for presentear alguém, redobre a atenção! Calcule o verdadeiro custo-benefício, pense na expectativa de quem vai usar o produto, verifique se aquela peça terá a durabilidade esperada e não corra o risco de ter seu presente destruído pela ação do tempo.

O quesito qualidade pode estar presente em quaisquer tipos de peças, basta você saber aonde comprá-las. Ainda tem alguma dúvida ou gostaria de fazer algum questionamento sobre? Então deixe o seu comentário e venha participar da conversa!

One thought on “Semijoia e bijuteria: é a mesma coisa?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *