dicas-para-se-organizar-e-ter-mais-tempo-para-cuidar-de-voce

6 dicas para se organizar e ter mais tempo para cuidar de você

A correria do dia a dia consome muito tempo. Pra mulher que trabalha e tem que lidar com uma carga horária pesada fica difícil, muitas vezes, encontrar até mesmo um tempinho para cuidar de si mesma e isso prejudica o bem-estar de qualquer pessoa, pois se sentir bem e bonita é essencial. Hoje separamos 6 dicas para facilitar a organização de suas tarefas e, assim, ter mais tempo para cuidar de você sem que isso seja um bicho de sete cabeças:

1. Analise como você gasta seu tempo

Antes de começar a se organizar, é importante fazer uma análise de como você gasta o seu tempo atualmente. Está conseguindo conciliar todas as tarefas? Tem sentido muito cansaço? Quanto tempo você gasta procrastinando? Essas são algumas das perguntas que precisam ser analisadas, já que é necessário identificar o que vai mal na sua rotina.

2. Planeje suas atividades

Separar um período para planejar suas tarefas é muito importante. Você pode optar por fazer isso diariamente e, caso tenha muitos compromissos agendados, também é possível realizar um planejamento semanal e até mensal. Tenha a certeza de que o período gasto nessa tarefa, na verdade, pode fazer com que você consiga tempo extra para gastar em outras atividades depois. Organizar seus afazeres pode ajudar você a produzir mais e melhor.

3. Verifique a prioridade de cada tarefa

Por mais que queiramos dar conta de todas as tarefas, isso pode ser impossível em certos momentos. Leve em consideração que nem todas obrigações precisam ser feitas com extrema urgência. Por isso, separá-las por ordem de prioridade é muito vantajoso e pode evitar que as mais importantes deixem de ser feitas ou sejam realizadas de maneira que você fique insatisfeita com o resultado.

Para organizá-las, faça uma lista e coloque-as em ordem de urgência. Se possível, estipule uma média de tempo para cada uma e evite planejar muitas tarefas para um único dia.

4. Utilize ferramentas para otimizar seu tempo

Existem muitas ferramentas atualmente que podem ajudar na gestão da sua rotina. Você pode optar pelo próprio calendário do celular ou alguns aplicativos que tenham essa função.

Há ainda a possibilidade de fazer uma planilha no Excel, usar um calendário de mesa, comprar uma agenda física ou utilizar uma virtual etc. O importante é ter uma ferramenta de apoio, já que apenas organizar os compromissos mentalmente é bem arriscado, ainda mais quando eles são muitos.

5. Tenha horários bem delimitados

Já percebeu que no trabalho, quando você tem um horário para encerrar as atividades, consegue dar conta – na maior parte das vezes – das tarefas que precisa fazer? Isso acontece porque você acaba tendo que se concentrar mais quando falta pouco tempo para o prazo acabar.

Experimente colocar um limite de horário para as tarefas que você tem que fazer em casa também, pois assim você conseguirá evitar as distrações e focar na execução hábil de suas atividades gerais. Se você é autônomo, essa dica é ainda mais essencial, já que não há ninguém para controlar seu tempo.

6. Organize seu espaço de trabalho

Organizar seu espaço de trabalho faz com que você economize minutos que gastaria procurando por documentos e papéis. Isso também vale para quem trabalha no computador, pois é necessário organizar as pastas do sistema para deixar seus registros mais acessíveis. Essa medida aumentará a sua produtividade, diminuirá seu estresse por não achar o que procura e fará com que sobre tempo para outras tarefas.

Colhendo os resultados das dicas para se organizar

No início pode parecer trabalhoso colocar em prática as dicas para se organizar, principalmente se você não tem o hábito de planejar suas tarefas e controlar os seus horários de forma mais rígida. No entanto, aos poucos, isso passa a ser natural e você perceberá que sobrará mais tempo para passar com a família, com os amigos ou mesmo fazer compras, cuidar do seu visual e outras atividades que você gosta.

Você já utiliza alguma dessas dicas? Como elas te ajudam a ter mais tempo livre? Não se esqueça de investir em acessórios chave para estar sempre pronta para qualquer ocasião e de comentar aqui embaixo o que achou deste post!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>